domingo, 12 de fevereiro de 2012

João 3, deze6 e a Vida Eterna


     Cá estava eu pensando no que escreveria para meu primeiro texto do Blog, quando me veio a brilhante questão: Por que  não escrever sobre o capitulo 3 do evangelho João? Fiquei animado com a idéia, até perceber que não era tão brilhante assim, pra falar a verdade era bem óbvia, afinal o nome 3deze6 foi gerado a partir deste mesmo trecho narrativo, inspirado naquele versículo que aprendemos na igreja logo no inicio da infância. Mas deixei de lado minha percepção da idéia e fiquei apenas com a idéia. Não sou Teólogo, nem tenho títulos importantes dentro da congregação, sou estudante de Zootecnia da UFRRJ e baterista. Isto é tudo que me qualifica, ou não, a escrever este texto para vocês.
     O pequeno pedaço de texto que comentarei são os primeiros 21 versículos do capítulo 3 de João. Que nos apresenta uma das conversas mais famosas de Jesus, João relata várias conversas como esta. Nicodemos, um fariseu, chega de maneira amigável para conversar, o que não é algo comum, apresentando os feitos de Jesus para o próprio e os dando seu devido crédito. Mas parece que Jesus não estava tão interessado em ser credibilizado naquele momento e como resposta afirma algo que leva essa conversa a níveis de profundidade não esperado por Nicodemos.
     "Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo" [NVI]. Essa foi a resposta inesperada de Jesus, que baratinou Nicodemos e muitos ainda hoje. É a partir desta primeira afirmação que se chegará ao versículo mais famoso da bíblia. "Como alguém pode nascer, sendo velho? É claro que não pode entrar pela segunda vez no ventre de sua mãe e renascer!” [NVI], questiona Nicodemos mediante a afirmação de Jesus. De uma hora para outra, Jesus começa a falar de coisas espirituais e profundas as quais Nicodemos não entende, e um homem como ele [fariseu] deveria entender estas coisas, isto, é até questionado por Jesus no versículo 10.
    Gradualmente Jesus indica quais as características e se coloca como mediador do novo nascimento, que nos proporciona entrar no Reino dos Céus. Um Reino com uma lei diferente, um Rei diferente, uma identidade diferente, uma lógica diferente. São tantas diferenças que só nascendo de novo. Tanto, que os nascidos do espírito não controlam a própria vida, mas são como o vento que escutamos, que não se pode dizer de onde vem nem para onde vai [VS: 8]. Um modo diferente de viver, para um Reino diferente. Bem, acabamos de descobrir que há outro Reino e que é preciso nascer de novo para fazer parte dele. Jesus se coloca como testemunha confiável a todas essas afirmações [VS.11-13]. Mas como faremos isso? Que ação devemos tomar? Crer, essa é a ação. Finalmente chegamos ao tão conhecido versículo 16 e nele percebemos a ação do Pai, do filho e a nossa. Jesus é o link entre o antes e o depois, o antigo e o novo Reino, ele proporciona o novo nascimento e evita que pereçamos, por meio dele somos salvos e não condenados [VS.17], ele é a luz do mundo e por meio dele a verdade em nós é praticada [VS.21]. Afinal, os nascidos do espírito não fazem mais nada por si só, mas são guiados pelo próprio espírito a cumprir a boa obra. É preciso apenas crer.
    Não sei como Nicodemos saiu desta conversa. Não sei o que estava pensando ao ir caminhando para sua casa. Estas coisas não estão relatadas. Sei como fiquei ao lê-la, sei como fico caminhando para minha casa e sei como muitos outros se sentem. É incrível ler sobre Jesus, perceber a profundidade dos seus diálogos e aprender com textos tão antigos. Suas palavras são uma verdade “louca”, confrontadora, bela, que promete um novo nascimento e Reino. Para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
                                                              Rafa Ribeiro[ Peixe Batera]

2 comentários: